6 filmes de detetive que você precisa assistir

Tempo de leitura: 5 minutos

Nada como um filme que acelere o coração, não é mesmo? E, para isso, não há nada melhor do que um longa recheado de ação e de suspense. Pensando nisso, decidimos listas 6 filmes de detetive que vão te deixar com vontade de sair investigando vários mistérios por aí. Confira:

1. Chinatown (1974)

Encabeçando a nossa lista de filmes de detetive, temos aquele que é considerado por muitos como o maior clássico noir de todos os tempos: Chinatown. O longa é estrelado por Jack Nicholson, interpretando J.J.Gittes, um detetive especializado em casos matrimoniais.

A trama se passa em Los Angeles no ano de 1937, quando o investigador Gittes (que passa grande parte do filme com um esparadrapo no nariz) é procurado por uma mulher da alta sociedade que diz ser a esposa do presidente do Departamento de Águas e Energia. A mulher acredita que o seu marido tem uma amante.

Gittes descobre a infidelidade do homem, e o caso se torna um grande escândalo. Logo depois, o detetive é procurado pela verdadeira esposa, a esnobe Evelyn Mulwray (Faye Dunaway), que o questiona sobre a investigação.

Para piorar a situação, o homem aparece morto, e Gittes acaba envolvido em um perigoso jogo de poder. O mistério do enredo é mantido até o fim, sem usar de enrolação para manter o espectador preso à trama. Talvez seja por isso que o filme é tido como o roteiro mais perfeito do cinema.

2. Fogo Contra Fogo (1995)

Fogo Contra Fogo mostra a história de um jovem bombeiro chamado Jeremy Coleman (Josh Duhamel) que, após um dia de trabalho, presencia um assalto a uma loja de conveniência. Nesse momento, 3 policiais são mortos.

Jeremy ajuda o detetive Mike Cella (Bruce Willis) a identificar o agressor, porém, mesmo tendo sido colocado em um programa de proteção de testemunhas dos US Marshals, a sua identidade é descoberta pelo criminoso, que acaba o ameaçando.

Para proteger a sua vida e a daqueles que ama, o jovem bombeiro decide combater fogo com fogo e se une a uma gangue rival para enfrentar o criminoso.

3. Seven (1995)

Seven retrata a história de 2 policiais, um jovem e um experiente, que são encarregados de uma arriscada investigação.

A trama se passa na chuvosa cidade de Londres e mergulha no lado mais obscuro da mente de um serial killer com um comportamento bastante peculiar. O criminoso baseia os seus assassinatos nos 7 pecados capitais: gula, cobiça, preguiça, luxúria, vaidade, inveja e ira.

Seu desejo é fazer com que o pecado se volte contra o pecador. Para isso, ele utiliza das mais sádicas torturas para redimir a vítima do seu próprio pecado.

Os detetives William Somerset (Morgan Freeman) — que está prestes a se aposentar — e David Mills (Brad Pitt) — um novato impetuoso — precisam desvendar a série de crimes cometidos pelo serial killer e descobrir qual será o seu próximo passo. No entanto, eles acabam envolvidos no plano do psicopata.

O enredo conta com um final surpreendente e de tirar o fôlego, no qual o criminoso revela o seu ato final arquitetado com uma minuciosidade perversa. Isso mostra a intrigante maneira com que um psicopata enxerga o mundo e distorce os padrões da moral e da ética.

4. A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999)

Neste clássico de Tim Burton, é narrada a história do detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), que é acionado para desvendar uma série de assassinatos.

O filme se passa no final do século XVIII, no vilarejo de Sleepy Hollow, onde Crane precisa investigar uma série de crimes em que todas as vítimas foram encontradas mortas com a cabeça decepada.

Inicialmente, devido à forma metódica com que os assassinatos são realizados, o detetive presume se tratar de um serial killer. Porém, os moradores da cidade têm outra versão para os fatos: eles acreditam que o autor dos crimes é o Cavaleiro Sem Cabeça, um fantasma que vive na floresta e mata para vingar a sua morte.

Crane é então confrontado pelo sobrenatural. No entanto, determinado a solucionar o caso, ele terá que usar os seus métodos — nem um pouco convencionais para a época — a fim de resolver o mistério.

5. Os Suspeitos (2013)

Os Suspeitos conta com a atuação de Hugh Jackman como Keller Dover, um pai que tem a sua filha sequestrada durante uma visita à casa do seu amigo Franklin Birch (Terrence Howard).

Na trama, o detetive Loki (Jake Gylenhaal) fica encarregado de solucionar o caso, mas o crime não tem motivos aparentes. Logo, as suspeitas são levadas a Alex (Paul Dano), um jovem com incapacidades mentais.

Sem provas concretas do envolvimento de Alex com o crime, ele acaba sendo liberado. O fato gera a insatisfação de Keller, pois ele acredita que o jovem é culpado. A partir daí, se apresenta um pai cada vez mais perturbado, que usará de métodos bastante questionáveis para obter respostas e fazer a sua própria justiça.

6. Sherlock Holmes (2009)

Para finalizar nossa lista de filmes de detetive, obviamente, não poderia faltar um dos mais famosos de todos os tempos: Sherlock Holmes, autor da célebre frase “elementar, meu caro Watson”.

A história se passa no século XIX. Sherlock Holmes, interpretado por Robert Downey Jr., é um detetive que usa a lógica dedutiva aliada ao método científico na resolução de crimes.

Holmes está prestes a perder o seu fiel parceiro John Watson (Jude Law), que vai se casar com Mary Morstan (Kelly Reilly). Mas, antes, a dupla se envolve em uma última investigação.

Eles precisam resolver o caso de Lorde Blackwood (Mark Strong), um criminoso que fora condenado à forca por assassinatos de mulheres envolvendo rituais macabros. No entanto, o criminoso é visto deixando o túmulo e Holmes, que não acredita em nenhum tipo de magia, se vê diante de um grande desafio.

E então, qual vai ser o 1º filme da nossa lista de filmes de detetive que você vai assistir? Antes de preparar a pipoca e correr para o sofá, não se esqueça de deixar um comentário neste post!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *