A Coleta de Evidências pelo Detetive Profissional

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma técnica muito importante no exercício da profissão de detetive particular é a obtenção de informações e material através da colaboração espontânea de terceiros.

Em um caso recente conduzido por este profissional, a cliente de elevada idade, me contratou através da sua advogada, pois havia sido vítima de uma extorsão. Ao tentar registrar a ocorrência na Delegacia Policial da área, realmente não haviam informações suficientes para que pudesse ser iniciada uma investigação policial, ou seja, ser instaurado o inquérito, pois a cliente estava sozinha quando os fatos ocorreram.

Diante dos fatos ocorridos os quais ela me narrou, passei a refazer o caminho por onde ela passou, desde a sua residência até o local onde a mesma entregou os valores aos dois elementos de moto, que devido ter ficado muito nervosa na noite da extorsão, a cliente não lembrava de maiores detalhes. Ao percorrer a rua, verifiquei que uma drogaria possuía uma câmera de monitoramento; pedi para falar com o gerente, expliquei a situação e solicitei se ele poderia me fornecer as imagens. O gerente me informou que a câmera apenas era para inibir, não funcionava. Então continuei diligenciando; observei que havia uma banca de jornais próxima ao local do encontro entre a cliente e os suspeitos. Perguntei ao jornaleiro se ele havia visto algo na noite dos fatos, descrevi a vestimenta da cliente (estava de camisola, face ao desespero) e o jornaleiro se recordou de uma “velhinha”, que ficou um tempo em frente a banca e depois foi sentido a padaria. Neste momento, percebi que as peças do quebra-cabeças estavam perto de se encaixarem: pela localização que a cliente me informou que tinha encontrado com o motociclista e o outro na garupa, estava no campo de visão da confeitaria. Pedi para falar também com o gerente e solicitei se ele poderia fornecer as imagens; bem cordial, ele me disse que era só eu levar um DVD que ele gravaria uma cópia.

Voltei no dia seguinte, resgatei as imagens e quando abri o arquivo, no horário aproximado que a cliente se recordava, lá estava a moto com os dois elementos, a placa visível e ainda a cliente entregando um envelope para eles (o conteúdo era dinheiro); meu trabalho estava terminando… elaborei o Relatório instruído, sobretudo com o DVD e entreguei a advogada, e esta agiu as medidas criminais. Caso encerrado.

Dentro dos limites da investigação particular e das legislações vigentes, o investigador particular desempenha papel de grande relevância na sociedade, desvendando casos que inúmeras vezes estariam sem solução.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *