//Crimes virtuais podem ser resolvidos por um detetive particular

Crimes virtuais podem ser resolvidos por um detetive particular

Assim como em outros segmentos, o de investigação também foi profundamente impactado pela tecnologia, de forma que atualmente o detetive particular, além de usar recursos eletrônicos nas investigações, também atua em casos de crimes virtuais.

O detetive particular está apto para atender tanto demandas pessoais quanto empresariais no que se refere aos crimes virtuais. A seguir saiba quais ocorrências recebem essa classificação e como esse profissional pode auxiliar na resolução dos casos.

O que é crime virtual?
Os crimes virtuais são aqueles que ocorrem via internet, podendo ter origem em smartphones, tablets, notebook, gadgets, desktop entre outros aparelhos eletrônicos. É considerado um cibercrime desde o roubo de uma senha bancária até mesmo importunação virtual. Os principais crimes nessa categoria são:

roubo de informações do cartão de crédito ou internet banking;
bullying, importunação ou perseguição online;
falsidade ideológica com o suspeito usando inadequadamente fotos da vítima;
roubo de informações, sejam aqueles que resultam em danos financeiros ou não;
roubo ou invasão em contas pessoais, com redes sociais, e-mail ou outras;
malwares que fazem o monitoramento ilegal do aparelho;
invasões de webcam com captação de imagens da vítima e espionagem.
Portanto, são diversos crimes que podem acontecer pela internet, resultando ou não em danos financeiros, mas podendo causar outros prejuízos, como assédio, invasão de privacidade, calúnia, difamação ou perseguição. Em todas essas situações, o detetive particular pode ajudar na resolução do caso.

Como esse crime é descoberto?
Existem diferentes maneiras de descobrir se está sendo alvo de um crime virtual. Por exemplo, monitorar o movimento das contas bancárias e cartão de crédito permite verificar se uma compra não reconhecida foi realizada, sendo necessário entrar em contato com a instituição financeira para bloqueio do meio usado no roubo.

Casos de bullying e perseguição podem ser mais facilmente descobertos, no entanto, muitas pessoas têm receio de denunciar esse tipo de crime virtual ou acreditam que eles não são graves. No entanto, qualquer forma de abuso ou assédio deve ser denunciado e combatido.

Casos graves e mais difíceis de serem descobertos são aqueles nos quais o criminoso espia a vítima sem entrar em contato, podendo ter instalado um software no dispositivo, acessando a webcam sem consentimento, entre outras situações. Se houver suspeitas do tipo é fundamental contratar um detetive particular para investigar a ocorrência.

A falsidade ideológica, com uso de imagens, em geral, também leva mais tempo para ser descoberta. Caso descubra que uma imagem pessoal está sendo usada sem autorização na internet é importante denunciar e investigar para evitar que haja maiores repercussões ou problemas.

Quais os canais de denúncia de crimes deste tipo?
Os cibercrimes podem ser denunciados na Polícia Civil através de um boletim de ocorrência visto que ferem a Lei nº 12.737, que inclui o delito de invasão de dispositivo informático e ficou popularmente conhecida como lei Carolina Dieckmann.

Outra opção é que a vítima procure uma delegacia de crimes cibernéticos, que são especializadas nesses casos.

Apesar da importância da denúncia, a investigação nesses órgãos pode ser demorada e apenas quando a situação já se tornou mais séria. Dessa forma, a contratação de um detetive particular permite que o crime virtual seja investigado mais rapidamente e mesmo que a vítima ainda não tenha provas suficientes da ocorrência.

Como um detetive particular pode ajudar a solucionar esse tipo de caso?
Com conhecimento em informática e tecnologia, o detetive particular faz uma investigação nos dispositivos da vítima para investigar a vulnerabilidade que viabilizou o roubo ou invasão. Além disso, toma as medidas cabíveis para eliminar esses problemas, evitando que a vítima torne a ter os dados roubados.

Em casos de bullying ou perseguição digital, o detetive atuará no sentido de descobrir a origem dos ataques, permitindo a identificação do criminoso por trás desses atos. Durante toda a investigação o detetive particular atua na coleta de provas para que o responsável possa responder judicialmente pelos danos causados.

Portanto, o detetive particular é um profissional com conhecimento e experiência nas investigações de crimes virtuais permitindo a rápida resolução da situação e preservando o sigilo e discrição em todo o processo investigativo.

Fonte: https://detetivedaniele.jusbrasil.com.br/artigos/723326193/crimes-virtuais-podem-ser-resolvidos-por-um-detetive-particular

Comments

comments