Estudo revela espionagem sonora em smartphones

Um estudo recente da NordVPN revela que a maioria dos consumidores desconhece a “sonic snooping” (espionagem sonora) realizada pelos seus dispositivos móveis, deixando-os vulneráveis a rastreamento e invasão de privacidade.

Desconhecimento dos utilizadores sobre a espionagem sonora
A pesquisa da empresa de cibersegurança NordVPN revelou que 36% das pessoas em todo o mundo já se depararam com anúncios de produtos ou serviços nos seus smartphones após terem falado sobre eles ou terem assistido a algo relacionado na televisão. Além disso, 58% dos consumidores admitem não ter ideia de como evitar que isso aconteça, e 42% dos que notaram os anúncios sentiram-se rastreados ou vigiados.

Rastreamento cruzado ultrassónico de dispositivos: o que é e como funciona?
O rastreamento cruzado ultrassónico de dispositivos é uma técnica que permite às aplicações nos smartphones recolher informações do ruído ambiente, incluindo conversas, e partilhar esses dados com outros dispositivos. Essa forma de “product placement” personalizado ocorre devido a um tipo de monitorização de dados denominado rastreamento cruzado ultrassónico.

Os sinalizadores de áudio, incorporados no ultrassom, são responsáveis por ligar-se ao microfone nos dispositivos sem conhecimento do utilizador. Muitas aplicações solicitam permissão para aceder ao microfone, mesmo que não envolvam o uso da voz.

Ameaça à privacidade e preocupações com a segurança dos dados
A falta de transparência nesta forma de rastreamento e as preocupações com a segurança dos dados dos consumidores tornam o rastreamento cruzado ultrassónico de dispositivos um tema controverso. Além disso, a prática levanta questões éticas sobre a violação da privacidade dos utilizadores, que muitas vezes não estão cientes de que estão a ser “escutados” pelos seus dispositivos.

Medidas preventivas para reduzir o rastreamento cruzado de dispositivos
Adrianus Warmenhoven, consultor de segurança cibernética da NordVPN, sugere algumas estratégias para minimizar a espionagem de dispositivos e proteger a privacidade dos utilizadores:

Altere as permissões das aplicações: restrinja as permissões desnecessárias concedidas às aplicações no dispositivo, especialmente no que diz respeito ao acesso ao microfone.
Utilize um navegador privado: escolha navegadores como o Tor ou o DuckDuckGo em vez do modo incógnito do Google Chrome, pois eles não traçam o perfil nem guardam dados pessoais para partilhar com profissionais de marketing.
Use uma VPN: a VPN encripta as informações sobre a atividade na internet e interrompe o rastreamento baseado em IP, protegendo a privacidade dos utilizadores.

Sobre a NordVPN
A NordVPN é líder mundial em serviços de VPN e é utilizada por milhões de pessoas em todo o globo. A empresa oferece soluções como VPN de dupla encriptação e Onion Over VPN, garantindo privacidade sem rastreamento das atividades dos utilizadores.

Fonte: Techenet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Artigos relacionados

Detetives apontam aumento nas investigações empresariais

Detetives apontam aumento nas investigações empresariais

Quando se menciona esse tipo de ocupação detetives, a maioria das pessoas pode relacionar o trabalho com investigações amorosas ou criminais, porém, atualmente, as empresas desse segmento vêm se especializando

Sistema de comparação balística aprimora investigações forenses em Roraima

Sistema de comparação balística aprimora investigações forenses em Roraima

Com a finalidade de ter ferramentas que permitam o avanço dos métodos utilizados nas investigações forenses, o ICPDA (Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida) da PCRR (Polícia Civil de Roraima),

Detetive particular cria serviço para combater golpe do aplicativo de relacionamento

Detetive particular cria serviço para combater golpe do aplicativo de relacionamento

Só neste ano, a Polícia Civil de São Paulo prendeu 68 suspeitos de participarem de grupos criminosos especializados no golpe do aplicativo de relacionamento. No total, foram 24 ocorrências registradas

Programa Hackers do Bem vai fortalecer a cibersegurança no país

Programa Hackers do Bem vai fortalecer a cibersegurança no país

O secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital do MCTI, Henrique Miguel, defendeu o fortalecimento da área de cibersegurança e o investimento na capacitação profissional em larga escala

Com apoio da Abraji, Escola de Dados oferece curso de investigações digitais

Com apoio da Abraji, Escola de Dados oferece curso de investigações digitais

A segunda edição do curso “Investigações Digitais: OSINT para jornalistas e ativistas” acontece de 7.jun.2023 a 28.jun.2023 e já está com inscrições abertas. A formação é oferecida pela Escola de

O papel do detetive na investigação criminal defensiva

O papel do detetive na investigação criminal defensiva

A investigação criminal defensiva é uma área de atuação específica dos detetives particulares, que têm como objetivo auxiliar a defesa de acusados ​​em processos criminais. O provimento 188/18 da OAB