Profissão: Detetive profissional

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas tem dúvidas sobre o que é realmente um detetive profissional e em que campo atua, então o post de hoje é para esclarecer essas dúvidas. Vamos lá?

O detetive profissional é considerado um profissional liberal autônomo que trabalha por conta própria. Ele realiza investigações de caráter particular, somente, colhendo informações, fazendo sindicâncias, entrevistando pessoas ou usando outros recursos para atender a solicitação de seus clientes, estabelecimentos comerciais ou empresas.

Vale ressaltar também que o detetive particular não é policial e não exerce tal função. Tentar “bancar” o policial pode levar sua missão ao fracasso. Mas é importante que sua atividade seja sigilosa e que ele se preocupe em manter segredo sobre seus casos e as informações que possui, assim conseguirá reunir provas suficientes para elucidação de qualquer caso.

E antes de falarmos sobre o campo de atuação, vamos concluir brevemente essa introdução, dizendo que a missão do detetive profissional é investigar diretamente e discretamente, obter o maior número de informações possíveis, reunir provas, documentos e testemunhas para a conclusão de seus casos. Esclarecer e desvendar, ou descobrir e provar, são palavras que descrevem bem um bom detetive!

Sobre o campo de atuação de um detetive, podemos dizer que ele é bem vasto. Ele pode prestar serviços para pessoas físicas, como já dissemos antes, estabelecimentos comerciais, indústrias, bancos, imobiliárias e diversos outros.

Além de estabelecimentos, empresas e etc, um detetive particular também trabalha na investigação de casos criminais, como por exemplo, casos de homicídios, roubos, furtos, fraudes e outros atos ilícitos, buscando provas em tudo o que lhe parecer suspeito, para então descobrir os infratores de seus casos e possibilitar a tomada de todas as medidas necessárias.

Vamos a um exemplo, diferente dos famosos casos de traição conjugal: digamos que uma imobiliária está entrando com um processo na justiça pois um locatário, que alugava um apartamento de responsabilidade desta imobiliária, destruiu o mesmo e desapareceu, deixando dívidas. A justiça só poderá condenar esta pessoa e cobrar dela todo o prejuízo caso ela seja localizada. A imobiliária então contrata um detetive particular para localizar este indivíduo. Agora o detetive precisará trabalhar na localização desta pessoa e reunir todas as provas necessárias para que a imobiliária possa apresentar a justiça e, por fim, a justiça intimar esta pessoa.

Com isso podemos dizer que o detetive particular pode prestar diversos tipos de serviços, contanto que ele se lembre sempre de que não é policial e que não deve se portar como um.

E claro que um detetive particular também atua na apuração de casos de suspeita de infidelidade conjugal, investigando a rotina diária do cônjuge da pessoa que o contratou, a fim de levantar provas que constatem essa infidelidade.

Localização de pessoas desaparecidas também é um campo de atuação bem comum do detetive. Ele pode ser contratado para localizar pessoas que desapareceram há muito tempo e até mesmo crianças que podem ter sido levadas por um dos pais em algum momento.

É importante lembrar que um detetive particular nunca deve deixar de questionar nada, nenhum indício, e precisa comprovar todos os dados fornecidos, tanto por seus clientes como por terceiros durante a investigação. Qualquer informação, mesmo que vaga, precisa ser apurada. Um bom detetive particular não deixa nada passar!

Ficou com dúvidas sobre o campo de atuação do detetive particular ou sobre as atividades que exerce? Deixe seu comentário!

Comments

comments

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *