Sistema de reconhecimento facial detecta indivíduo mesmo sem o rosto aparecer

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Pesquisadores do Instituto Max Planck, na Alemanha, desenvolveram um sistema de reconhecimento facial que consegue identificar indivíduos mesmo se a imagem estiver borrada ou obscura.

sistema-reconhecimento-facial2

O método, chamado Faceless Regonition System, é capaz de encontrar um rosto coberto depois de vê-lo em outra imagem com uma taxa de precisão de 69,6%. Se o sistema visualizar 10 imagens do rosto de uma pessoa, a precisão sobe para 91,5%.

Apesar da ideia promissora, existem limitações. Se o rosto estiver obscurecido por quadrados pretos, a precisão da classificação cai cerca de 15%. O valor, no entanto, é três vezes mais preciso do que os seres humanos.

sistema-reconhecimento-facial3

Como funciona?
O sistema usa sinais como postura e tipo de corpo para identificar o indivíduo, combinando as imagens que já possui com as desfocadas, cobertas ou borradas.

Privacidade
Os pesquisadores reconhecem que existem preocupações com a privacidade. “Do ponto de vista da privacidade, os resultados aqui apresentados devem causar preocupação. É muito provável que os sistemas semelhantes aos já descritos aqui operem online. Assim, acreditamos que é de responsabilidade da comunidade de visão computacional quantificar e divulgar as implicações de privacidade das imagens que os usuários compartilham online”, explicam.

Via TheNextWeb
Fonte: Olhar Digital

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *