A Atuação do Detetive Profissional e do Assistente Técnico na esfera criminal

COM A PROMULGAÇÃO DA LEI 13.432/17, A CHAMADA “LEI DO DETETIVE”, EM SEU ARTIGO  PREVÊ QUE O DETETIVE PODE COLABORAR COM INVESTIGAÇÃO POLICIAL EM CURSO, DESDE QUE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO PELO CLIENTE E MEDIANTE O ACEITE DO DELEGADO DE POLÍCIA.

OCORRE QUE ALÉM DA AUTORIDADE POLICIAL, DEMAIS AUTORIDADES PRESIDEM INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS, COMO O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E FEDERAL, ALÉM DE AUTORIDADES MILITARES QUE SÃO OS CASOS DOS IPM’s- INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES. NESSES CASOS O DETETIVE DEVE REQUERER O ACEITE DA COLABORAÇÃO A DETERMINADA AUTORIDADE QUE ESTEJA PRESIDINDO E NÃO A AUTORIDADE POLICIAL; INCLUSIVE O MP DO RJ JÁ SE MANIFESTOU FAVORAVELMENTE AO PEDIDO DE CONSULTA FORMULADO POR ESTE PROFISSIONAL, NA QUALIDADE DE CONSULTOR TÉCNICO DA COMISSÃO NACIONAL DOS DETETIVES DO BRASIL, DE QUE O ACEITE FICA A CRITÉRIO DE CADA PROMOTOR DE JUSTIÇA QUE ESTIVER PRESIDINDO A INVESTIGAÇÃO, SEM PREJUÍZO DA INFORMAÇÃO SER APRESENTADA NA FORMA DO ART. 27 DO CPP.

SEGUINDO O RACIOCÍNIO, ALÉM DESSAS SITUAÇÕES EXISTEM CASOS EM QUE O DETETIVE PODE DESENVOLVER A INVESTIGAÇÃO PRIVADA DE CUNHO CRIMINAL SEM A NECESSIDADE DO ACEITE DAS AUTORIDADES, INCLUSIVE POR SER UMA PROFISSÃO RECONHECIDA POR LEI FEDERAL. VEJAMOS:

O ART. 27 DO CPP LECIONA QUE QUALQUER UM DO POVO PODE PROVOCAR A INICIATIVA DO MP. DIANTE DISSO, OS INDÍCIOS COLETADOS PELO DETETIVE PODEM MOTIVAR A APRESENTAÇÃO DE UMA NOTITIA CRIMINIS (NOTÍCIA CRIME) AO FISCAL DA LEI E GUARDIÃO DA SOCIEDADE.

AS VPI’S- VERIFICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA DAS INFORMAÇÕES, UMA VEZ COM DETERMINAÇÃO DE SUSPENSÃO PELA AUTORIDADE POLICIAL, AGUARDANDO FATOS NOVOS PARA DAR PROSSEGUIMENTO PASSAM A NÃO SER MAIS INVESTIGAÇÕES POLICIAIS EM CURSO, POIS RESSALTE-SE: ENCONTRAM-SE SUSPENSAS. OS INDÍCIOS COLETADOS PELO DETETIVE PODEM CONTRIBUIR PARA QUE A VÍTIMA APRESENTE A AUTORIDADE POLICIAL E SEJA DADO PROSSEGUIMENTO OU ATÉ MESMO INSTAURADO INQUÉRITO POLICIAL BEM COMO EXISTEM CASOS EM QUE INEXISTEM INDÍCIOS MÍNIMOS PARA SEQUER SER REGISTRADA A OCORRÊNCIA E A COLETA DE INDÍCIOS PELO DETETIVE PODE DAR INÍCIO A INVESTIGAÇÃO POLICIAL.

NO TOCANTE A PROCESSO CRIMINAIS JUDICIALIZADOS, O ACUSADO E A VÍTIMA POSSUEM O DIREITO DE PRODUZIR TODOS OS MEIOS DE PROVAS LÍCITAS, PODENDO SER JUNTADO O RELATÓRIO DE UM DETETIVE PROFISSIONAL OU O PARECER TÉCNICO DE UM ASSISTENTE TÉCNICO PERICIAL.

A RESOLUÇÃO 188/2018, DO CONSELHO FEDERAL DA OAB FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA AO NORMATIZAR QUE O ADVOGADO PODE UTILIZAR AUXILARES, COMO DETETIVES PARTICULARES E PERITOS, NESSE CASO ASSISTENTES TÉCNICOS PERICIAIS PARA COLABORAREM NA INVESTIGAÇÃO DEFENSIVA.

É IMPORTANTE SALIENTAR QUE O TRABALHO DO PERITO- ASSISTENTE TÉCNICO NA ESFERA CRIMINAL NÃO É SOMENTE NOS PROCESSOS CRIMINAIS, MAS TAMBÉM PODEM ACOMPANHAR O TRABALHO DA PERÍCIA CRIMINAL E DA PERÍCIA CRIMINAL MILITAR, COM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO JUDICIAL E OS PARECERES TÉCNICOS TAMBÉM PODEM SER JUNTADOS NOS INQUÉRITOS POLICIAIS ESTADUAIS E FEDERAIS BEM COMO EM INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES, PROCESSOS ADMINISTRATIVOS- DISCIPLINARES E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS EM GERAL.

NÃO SE PODE MAIS PENSAR NOS TEMPOS MODERNOS, NA BUSCA PELA VERDADE REAL E VERDADE CIENTÍFICA SEM DOIS PERSONAGENS: O DETETIVE PROFISSIONAL E O PERITO-ASSISTENTE TÉCNICO, DEVENDO HAVER APENAS DIVERGÊNCIAS TÉCNICAS ENTRE OS ENTES PRIVADOS E PÚBLICOS, MAS JAMAIS A AUSÊNCIA DO RESPEITO MÚTUO, INCLUSIVE PORQUE TODOS LUTAM POR UM BEM COMUM: A CONSAGRAÇÃO DO CONCEITO DE JUSTIÇA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Artigos relacionados

Detetives apontam aumento nas investigações empresariais

Detetives apontam aumento nas investigações empresariais

Quando se menciona esse tipo de ocupação detetives, a maioria das pessoas pode relacionar o trabalho com investigações amorosas ou criminais, porém, atualmente, as empresas desse segmento vêm se especializando

Sistema de comparação balística aprimora investigações forenses em Roraima

Sistema de comparação balística aprimora investigações forenses em Roraima

Com a finalidade de ter ferramentas que permitam o avanço dos métodos utilizados nas investigações forenses, o ICPDA (Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida) da PCRR (Polícia Civil de Roraima),

Detetive particular cria serviço para combater golpe do aplicativo de relacionamento

Detetive particular cria serviço para combater golpe do aplicativo de relacionamento

Só neste ano, a Polícia Civil de São Paulo prendeu 68 suspeitos de participarem de grupos criminosos especializados no golpe do aplicativo de relacionamento. No total, foram 24 ocorrências registradas

Programa Hackers do Bem vai fortalecer a cibersegurança no país

Programa Hackers do Bem vai fortalecer a cibersegurança no país

O secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital do MCTI, Henrique Miguel, defendeu o fortalecimento da área de cibersegurança e o investimento na capacitação profissional em larga escala

Com apoio da Abraji, Escola de Dados oferece curso de investigações digitais

Com apoio da Abraji, Escola de Dados oferece curso de investigações digitais

A segunda edição do curso “Investigações Digitais: OSINT para jornalistas e ativistas” acontece de 7.jun.2023 a 28.jun.2023 e já está com inscrições abertas. A formação é oferecida pela Escola de

O papel do detetive na investigação criminal defensiva

O papel do detetive na investigação criminal defensiva

A investigação criminal defensiva é uma área de atuação específica dos detetives particulares, que têm como objetivo auxiliar a defesa de acusados ​​em processos criminais. O provimento 188/18 da OAB