Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Reino Unido acusa espionagem russa de tentar interferir em processos democráticos

KGB Agência de espionagem

O governo britânico acusou nesta quinta-feira os serviços de inteligência russos (FSB) de terem tentado “interferir” na política e nos processos democráticos do Reino Unido por meio de operações de espionagem cibernética.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores culpou a agência sucessora da KGB por vários vazamentos de informações confidenciais desde 2015 com o objetivo de desestabilizar politicamente o Reino Unido.

A pasta convocou o embaixador russo em Londres, Andrey Kelin, para transmitir sua “profunda preocupação” com as “repetidas tentativas” da Rússia de interferência cibernética na política britânica e de outros países.

Londres acredita que uma unidade do FSB, o Centro 18, é responsável pelas operações de espionagem cibernética, que foram realizadas pelo grupo Star Blizzard, que, segundo a inteligência britânica, está subordinado a essa unidade.

Por isso, anunciou sanções contra dois cidadãos russos por seu envolvimento com o Star Blizzard (também conhecido como Callisto Group, Coldriver ou Seaborgium): o agente do FSB Ruslan Aleksandrovich Peretyatko e o membro do grupo Andrey Stanislovich Korinets.

De acordo com o governo britânico, o FSB tem como alvo políticos, funcionários públicos, jornalistas e ONGs do Reino Unido.

“Embora alguns ataques tenham resultado no vazamento de documentos, as tentativas de interferir na política e na democracia britânicas não tiveram êxito”, afirma o Ministério das Relações Exteriores.

O governo do Reino Unido vincula o FSB a ataques cibernéticos contra políticos de todo o espectro parlamentar desde 2015 e à invasão de documentos comerciais entre Reino Unido e Estados Unidos que foram vazados antes das eleições gerais de 2019.

Ele também suspeita que o FSB esteve envolvido na invasão do think tank de combate à desinformação Institute for Statecraft e seu fundador, Christopher Donnelly, além de outras ONGs e jornalistas.

O objetivo sempre foi “vazar e ampliar informações de acordo com os objetivos de confronto da Rússia, inclusive minando a confiança na política no Reino Unido e em outros países semelhantes”.

O secretário de Estado para a Europa, Leo Docherty, disse nesta quarta-feira ao Parlamento que a Rússia “comprometeu” conversas privadas de políticos de alto nível com suas operações, mas que suas tentativas de interferência não tiveram êxito.

O Reino Unido, juntamente com EUA, Austrália, Nova Zelândia e Canadá, publicará nesta quarta-feira diretrizes de segurança para fortalecer a proteção contra a ciberespionagem russa, especialmente para os indivíduos em maior risco.

“Ao sancionarmos os responsáveis e convocarmos o embaixador russo hoje, expomos suas tentativas maliciosas de influenciar e iluminamos outro exemplo de como a Rússia opta por operar no cenário global”, disse o ministro das Relações Exteriores, David Cameron.

O chefe da diplomacia britânica descreveu as tentativas de interferência como “completamente inaceitáveis” e disse que elas “buscam ameaçar os processos democráticos”.

Fonte: The Epoque Times

Luiz Gomes

Luiz Gomes

Investigador profissional, Diretor de ensino da Academia de Inteligência Privada

Gostou do artigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais
Polícia suspeita que detetive particular conduziu investigação paralela no caso de intermediação de patrocínio do Corinthians

Polícia suspeita que detetive particular conduziu investigação paralela no caso de intermediação de patrocínio do Corinthians

A Polícia Civil de São Paulo está investigando a possibilidade de uma investigação paralela, envolvendo a contratação de um detetive particular, no caso da empresa "laranja" que recebeu parte do

Estratégias Eficientes para a Prevenção e Detecção da Espionagem Industrial

Estratégias Eficientes para a Prevenção e Detecção da Espionagem Industrial

No mundo competitivo dos negócios, a segurança das informações tornou-se uma prioridade máxima. A espionagem industrial, uma ameaça constante à integridade e ao sucesso das empresas, exige atenção e ações

O Detetive nas Entrelinhas: Interpretando Pistas e Sinais

O Detetive nas Entrelinhas: Interpretando Pistas e Sinais

Introdução No mundo das letras, cada frase esconde um segredo e cada palavra é uma pista. A arte de desvendar esses enigmas textuais é uma habilidade valiosa, tanto para entusiastas

A Tecnologia na Investigação: Ferramentas do Perito Criminal

A Tecnologia na Investigação: Ferramentas do Perito Criminal

A tecnologia na investigação criminal transformou significativamente a forma como os peritos criminais realizam seu trabalho, oferecendo ferramentas avançadas e métodos inovadores para solucionar crimes. Essas tecnologias não apenas aceleram

Sherlock Holmes e o Mistério do Engenheiro: Uma Aventura de Dedução e Astúcia

Sherlock Holmes e o Mistério do Engenheiro: Uma Aventura de Dedução e Astúcia

Introdução ao Caso Na névoa densa de Londres, um mistério se desenrola nas mãos do detetive mais astuto da Inglaterra, Sherlock Holmes. O caso em questão? "O Enigma do Dedo

Investigação Criminal Defensiva em Casos de Assédio Online

Investigação Criminal Defensiva em Casos de Assédio Online

A investigação criminal defensiva em casos de assédio online tornou-se uma área de crescente importância diante do aumento exponencial do uso da internet e das redes sociais. O assédio online